sexta-feira, 4 de junho de 2010

ADOLESCENCIA

Crescimento adolescente
O aparecimento da adolescência é marcado por um período de aumentos acelerados tanto no peso como na estatura.
A idade do aparecimento , a duração e a intensidade desse surto de crescimento tem base genética e variam consideravelmente de individuo para individuo.
O genótipo do individuo estabelece os limites do crescimento individual.
Entretanto o fenótipo de um individuo terá influencia marcante no alcance desse potencial de crescimento.
O genótipo de um individuo controla o aparecimento, a duração e a intensidade do surto de crescimento, enquanto o fenótipo influencia o potencial de crescimento.

Peso
Alterações de peso na adolescência são grandes, tanto para meninos como para as meninas, o aumento no peso tende a acompanhar a curva geral de aumento e altura.
O ganho de peso em de peso em meninos adolescentes ocorre basicamente por causa da aumentos na altura e na massa muscular. A massa adiposa tende a permanecer relativamente estável nesse período.
Em meninas, todavia, o ganho de peso adolescente deve-se muito a o aumentos na massa adiposa e na altura e, em menor grau, a aumentos na massa muscular.
A maturação esquelética, os aumentos nos tecidos muscular e adiposo e o crescimento dos órgãos contribuem para os ganhos de peso na adolescência, tanto para meninos como para meninas.

Altura
Surto de crescimento adolescente período circumpúbere é um período que dura aproximadamente quatro anos e meios. Os meninos, em media iniciam seus surtos de crescimento por volta de 11 anos, alcançam sua velocidade de chegada ao pico de altura por volta dos 13 anos e estabilizam-se aproximadamente aos 15 anos.
Já as meninas estão aproximadamente dois anos na frente, iniciando seus surtos de crescimento por volta de 9 anos de idade, atingindo a velocidade pico com 11 anos e estabilizando-se por volta dos 13 anos de idade.(Malina e Bouchard,1991)

Diferenças na puberdade entre meninos e meninas
Nas meninas o crescimento dos seiosassinala o primeiro sinal visível da jornada feminina em direção a maturidade sexual. O desenvolvimento dos seios começa por volta dos 11 anos e termina por volta dos 15 anos, embora possa começar precocemente, na idade de 8 anos, e não termina senão ate a idade de 18 anos
Pelos pubianos são usualmente o segundo sinal de progresso em diraçao a maturidade sexual. Em media, o crescimento dos pelos começa entre 11 e 12 anos e o padrão de crescimento triangular fica estabelecido por volta de 14 anos. Tanner 1962.
Vagina aumenta de tamanho e os ovários, embora estruturalmente completos no nascimento, continuam a ganhar peso de forma moderada na adolescência..
O útero e os ovarios aumentam de peso. O útero apresenta grande ganho de peso, torna-se maior e desenvolve musculatura forte e intrincada (katchadourian).
A menarca ocorre após o pico do surto de crescimento e cerca de dois anos após o inicio do desenvolvimento dos seios, mas não assinala o inicio da maturidade reprodutiva. Em geral, ate um ano e meio pode passar-se desde o primeiro ciclo menstrual ate a adolescente estar fisiologicamente capaz de conceber. Esse período é conhecido como esterilidade relativa da puberdade.


Nos meninos a puberdade inicia-se com o crescimento dos testículos, por volta dos 11anos e meio, e pode variar entre 10 e os 14 anos (Tanner, 1962).
O crescimento continua ate algum ponto entre 14 e os 18 anos (Katchadourian,1977).
Glândulas reprodutivas masculinas, produzem o esperma e os hormônios sexuais masculinos. A capacidade de ejacular fluido seminal é principalmente função da próstata, que se torna muito maior na puberdade. A ejaculação, evento tanto psicológico quanto fisiológico, é experimentada pelo adolescente pro volta dos 12 anos, de duas formas: emissões seminais noturnas e o inicio da masturbação. Porem esperma maduro só estará presente na ejaculação por volta dos 15 ou 17 anos.
Características sexuais secundarias
Tais como pelos axilares e faciais e agravamento da voz estão vinculadas ao progresso em direção a maturidade reprodutiva. Pelos axiliares e faciais usualmente começam a aparecer cerca de dois anos após o crescimento dos pelos pubianos.
Os pelos faciais, um distintivo importante da masculinidade, primeiramente aparecem sobre o lábio superior. Depois crescem na parte superior das faces, em área paralela a parte inferior das orelhas e então abaixo do lábio inferior. No estagio final o crescimento de pelos faciais espalha-se para a parte inferior do rosto e do queixo, criando barba espessa (katchadourian 1977).


A estrutura da socialização
Socialização cultural refere-se a modificaçoes no comportamento do individuo para satisfazer as expectativas de um grupo. Para Sage 1986 a socialização é o processo pelo qual os indivíduos aprendem habilidades, atitudes, valores e comportamentos que os tornam capazes de participar como membros da sociedade em que vivem.
A estrutura social depende de três fatores: status social papeis sociais e normas sociais.

Fatores de influência
Muitos fatores influenciam no processo de socialização, incluindo pessoas, instiuiçoes e atividades.
Pessoas como familiares, colegas, amigos e adultos significativos desempenham papel de acentuada importância no desenvolvimento social do adolescente. A estrutura familiar tem se modificado de modo considerável na ultima geração e provavemente vai continuar a evoluir em resposta as pressões sociais.(Anderssen e word 1992)
Instituições onde os adolescentes tem muito contato sociais que afetam a maneira pela qual eles são socializados na cultura. A escola é provavelmente o agente básico, pela simples razão de que nela o adolescente passa boa parte do dia.
Atividades nas quais as crianças e os adolescentes participam são importantes na socialização cultural. As brincadeiras, os jogos desportivos das crianças, entre outros, são elementos chave no processo de socialização. A influencia da atividade física no desenvolvimento psicosocial

Nenhum comentário:

Postar um comentário